Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22969
Título: A legitimidade testamentária da pessoa do adotado frente ao artigo 1.799, i do código civil brasileiro no que tange a prole eventual da pessoa indicada pelo autor da herança.
Autor(es): Oliveira, Raquel de Arruda Campos
Palavras-chave: Capacidade para Fins de Sucessão
Prole Eventual
Direito Civil
Data do documento: 30-Mai-2018
Resumo: A filiação que outrora fundada na tradição patrimonialista, alcançou novos horizontes com a promulgação da Constituição Federal de 1988, que consagrou como princípio fundamental, a dignidade da pessoa humana. É nesse contexto de crescentes e importantes transformações na entidade familiar, que esse artigo se propõe a analisar os principais efeitos, do tratamento dado pela Constituição Federal, ao instituto da adoção. Portanto a pesquisa teve como objetivo específico, ampliar a interpretação dada pela redação do artigo 1.799, I do Código Civil de 2002, de forma que seus efeitos alcancem também, os filhos havidos por adoção da pessoa indicada pelo autor da herança. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica com embasamento teórico civil-constitucional, que buscou compreender os elementos conceituais atinentes ao direito sucessório; o instituto da adoção no sistema constitucional brasileiro com uma breve análise sobre a Doutrina da proteção integral e a filiação sob a ótica do sistema civil-constitucional, com marco temporal na Constituição Federal de 1988. Que por meio da qual chegou à conclusão de que as normas infraconstitucionais como o Direito Civil pátrio, devem ser interpretadas à luz dos valores e princípios constitucionais.
Descrição: OLIVEIRA, Raquel de Arruda Campos. A legitimidade testamentária da pessoa do adotado frente ao artigo 1.799, i do código civil brasileiro no que tange a prole eventual da pessoa indicada pelo autor da herança. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22969
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel de Arruda Campos Oliveira.pdf5.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.