Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23002
Título: O comando do policiamento regional I no contexto da integração territorial da polícia militar no estado da Paraíba.
Autor(es): Menezes, Gláucio Costa de
Palavras-chave: Polícia Militar
Integração territorial
Criminalidade
Data do documento: 11-Dez-2020
Resumo: Os altos índices de violência e criminalidade têm provocado crescente preocupação da sociedade, refletindo-se nas discussões acadêmicas e nas medidas adotadas pelos responsáveis pela garantia da segurança pública. No Estado da Paraíba, na busca pela redução desses índices, foram definidos os territórios integrados e a descentralização operacional de segurança pública, sendo criadas as regiões integradas e os respectivos comandos de policiamento regionais. O Comando do Policiamento Regional I (CPR I), sediado em Campina Grande-PB, é o órgão responsável, administrativa e operacionalmente, pela 2ª Região Integrada de Segurança Pública (REISP), a qual abrange cento e quatro municípios e, aproximadamente, um milhão e cem mil habitantes. Em tal contexto, o presente Artigo tem o objetivo central de analisar as contribuições do Comando do Policiamento Regional I no combate à violência e à criminalidade, no município de Campina Grande, no período compreendido entre os anos de 2015 e 2019. Para tanto, a pesquisa utilizou os métodos observacional e indutivo, caracterizando-se, quanto aos fins, como pesquisa descritiva e explicativa, e, quantos aos meios de investigação, documental e bibliográfica. No período em análise, verificou-se, no município de Campina Grande, expressiva redução (64%) dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) – refletindo-se na menor taxa desses crimes por grupo de cem mil habitantes (13,2), entre todos os municípios do Norte e Nordeste do Brasil –, bem como dos Crimes Violentos Patrimoniais (CVP), especialmente aqueles ocorridos em transportes coletivos (53%) e em residências (34%). Tais números comprovam a efetividade das operações levadas a efeito pela CPR I – como “Alvorada”, que ocorre nas primeiras horas do dia; “Pôr do Sol”, que acontece por volta das 17 horas; “Nômade” e “Visibilidade”, que acontecem em dias e horários de maior incidência de crimes; entre outras – e sua contribuição para a maior segurança da população campinense. Ao sintetizar e analisar dados, produzindo conhecimento acerca da criminalidade e da violência, espera-se que este Artigo contribua para que esse importante fenômeno social seja encarado, com crescente seriedade, pelo setor público.
Descrição: MENEZES, Gláucio Costa de. O Comando do Policiamento Regional I no contexto da Integração da Polícia Militar no Estado da Paraíba. 2020. 30f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Direito). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23002
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - GLÁUCIO COSTA DE MENEZES.pdfPDF - GLÁUCIO COSTA DE MENEZES60.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.