Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23023
Título: Laboratório de Ensino de Matemática: concepções, contribuições e desafios deste recurso para o ensino da matemática na educação básica
Autor(es): Medeiros, Paulo Sérgio de
Palavras-chave: Laboratório de Ensino de Matemática
Aprendizagem significativa
Escolas públicas
Data do documento: 9-Dez-2020
Resumo: Tendo em vista que o ensino da Matemática tem sido desenvolvido basicamente com aulas expositivas, e este método tem se mostrado ineficaz para uma aprendizagem significativa, pesquisa-se sobre a importância do Laboratório de Ensino da Matemática, a fim de incentivar professores e gestores escolares a priorizarem a criação (onde não há) e a utilização frequente (onde já existe) este recurso. Para tanto, é necessário destacar algumas contribuições de sua utilização para o ensino e aprendizagem, os desafios que podem surgir ao se adotar esta metodologia em escolas públicas, e a possibilidade de montar um Laboratório de Ensino de Matemática de baixo custo que se adeque a diferentes realidades. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica e de levantamento de dados através de questionários. Diante disso, verifica-se que existe um movimento de professores em busca de alternativas que contribuam para dinamizar suas aulas, o Laboratório de Ensino de Matemática é considerado recurso indispensável para o ensino prático da matemática, e que professores já almejam a construção de Laboratórios de Ensino de Matemática em suas escolas e contam com o apoio dos gestores, o que impõe a constatação de que existe uma necessidade da existência de aulas praticas de Matemática e que o Laboratório de Ensino de Matemática pode contribuir de forma significativa para o ensino e a aprendizagem significativa da matemática.
Descrição: MEDEIROS. P. S. Laboratório de Ensino de Matemática: concepções, contribuições e desafios deste recurso para o ensino da matemática na educação básica. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23023
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Sérgio de Medeiros.pdfPaulo Sérgio de Medeiros555.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF- Termo de depósito.pdfTermo de depósito517.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.