Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23023
Título: | Laboratório de Ensino de Matemática: concepções, contribuições e desafios deste recurso para o ensino da matemática na educação básica |
Autor(es): | Medeiros, Paulo Sérgio de |
Palavras-chave: | Laboratório de Ensino de Matemática Aprendizagem significativa Escolas públicas |
Data do documento: | 9-Dez-2020 |
Resumo: | Tendo em vista que o ensino da Matemática tem sido desenvolvido basicamente com aulas expositivas, e este método tem se mostrado ineficaz para uma aprendizagem significativa, pesquisa-se sobre a importância do Laboratório de Ensino da Matemática, a fim de incentivar professores e gestores escolares a priorizarem a criação (onde não há) e a utilização frequente (onde já existe) este recurso. Para tanto, é necessário destacar algumas contribuições de sua utilização para o ensino e aprendizagem, os desafios que podem surgir ao se adotar esta metodologia em escolas públicas, e a possibilidade de montar um Laboratório de Ensino de Matemática de baixo custo que se adeque a diferentes realidades. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica e de levantamento de dados através de questionários. Diante disso, verifica-se que existe um movimento de professores em busca de alternativas que contribuam para dinamizar suas aulas, o Laboratório de Ensino de Matemática é considerado recurso indispensável para o ensino prático da matemática, e que professores já almejam a construção de Laboratórios de Ensino de Matemática em suas escolas e contam com o apoio dos gestores, o que impõe a constatação de que existe uma necessidade da existência de aulas praticas de Matemática e que o Laboratório de Ensino de Matemática pode contribuir de forma significativa para o ensino e a aprendizagem significativa da matemática. |
Descrição: | MEDEIROS. P. S. Laboratório de Ensino de Matemática: concepções, contribuições e desafios deste recurso para o ensino da matemática na educação básica. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2020. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23023 |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paulo Sérgio de Medeiros.pdf | Paulo Sérgio de Medeiros | 555.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF- Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 517.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.