Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23033
Título: O papel social da pastoral carcerária: um olhar sobre o caráter massivo do encarceramento brasileiro
Autor(es): Santana, Antonio Laureano de
Palavras-chave: Pastoral Carcerária
Encarceramento
Desigualdades
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Tendo em vista que o caráter massivo do encarceramento brasileiro é um tema que precisa ser urgentemente discutido, seja pelo fato de afetar indivíduos ou pelas consequências que ele produz para sociedade e diante de uma despreocupação em abordar e apontar todos os demais problemas (principalmente aqueles ligados ao cárcere), esta pesquisa se volta para uma análise do papel exercido pela Pastoral Carcerária na discussão da superlotação do cárcere e suas desigualdades, a fim de mostrar o papel social da Pastoral Carcerária enquanto ação socio-transformadora. Para tanto, é necessário conhecer as atividades de ordem assistencial e política da pastoral citada; identificar os principais desafios da Pastoral Carcerária; analisar sua contribuição para população prisional; revelar o caráter massivo do encarceramento brasileiro e; apresentar as diretrizes do programa popular de desencarceramento. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica e utiliza-se da abordagem qualitativa. Diante disso, verifica-se que a superlotação faz parte da realidade do sistema prisional brasileiro, e que a Pastoral Carcerária possui um notável trabalho assistencial junto ao cárcere, entendendo que a mesma contribui, esforça-se para conhecer as circunstâncias e o espaço em que atuará e ainda promove resistência, indicando uma política de enfrentamento e tendo como grande diferencial o fato de não se conformar com um sistema que opera com base em injustiças. O que nos leva a constatação de que ela exerce forte influência na discussão do fenômeno do encarceramento em massa, e que o fator influenciador da Pastoral Carcerária é revelado tanto pela sua contribuição assistencial, como através da sua participação na agenda nacional pelo desencarceramento.
Descrição: SANTANA, Antonio Laureano de. O papel social da pastoral carcerária: um olhar sobre o caráter massivo do encarceramento brasileiro. 2019. 24 f. Artigo (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23033
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Laureano de SantanaPDF - Antonio Laureano de Santana967.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.