Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23038
Título: Percepção dos agricultores sobre abastecimento e crise hídrica na comunidade de serra do sítio, Dona Inês/PB.
Autor(es): Bezerra, Antonio Carlos Vicente
Palavras-chave: Percepção
Agricultores
Água
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O planeta é rico em recursos naturais e principalmente no que diz respeito à questão hídrica, porém, mesmo contendo esse alto nível hidrográfico, nas últimas décadas a população mundial vem enfrentando um grande problema relacionado à falta de água. A pesquisa objetivou investigar a percepção dos moradores sobre abastecimento e crise hídrica na comunidade de Serra do Sítio no município de Dona Inês (PB), Nordeste do Brasil. A pesquisa teve início em fevereiro de 2017 até outubro de 2018. Foi utilizado formulário com perguntas semiestruturadas aplicado com 20 pessoas sendo (10) homens e (10) mulheres com uma faixa etária de 30 a 80 anos. Tendo como principais resultados chuvas fracas com 18 citações, altas temperatura com 14 citações, períodos secos com 12 citações, chuvas mal distribuídas com 6 citações e dificuldades na agricultura com 2 citações. Identificou-se que a água é muito importante na agricultura na comunidade do Sítio Serra. Pois, com a falta de água, os prejuízos na agricultura são enormes. Portanto, ressalta-se a importância do programa carro-pipa para os moradores, como uma das principais fonte segura de água potável em períodos de estiagem mais prolongados. No entanto, existe a necessidade da implantação de políticas pública que viabilize mais construções de cisternas e poços artesianos e pontos de abastecimentos para atende a comunidade com qualidade.
Descrição: BEZERRA, Antonio Carlos Vicente. Percepção dos agricultores sobre abastecimento e crise hídrica na comunidade de serra do sítio, Dona Inês/PB. 2019. 29 f. Artigo (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23038
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Carlos Vicente BezerraPDF - Antonio Carlos Vicente Bezerra1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.