Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23060
Título: Experiências e reflexões sobre a prática docente do professor de língua portuguesa
Autor(es): Silva, Allyda Rayanne Bezerra da
Palavras-chave: Prática Docente
Educação
Formação Acadêmica
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: Fazer reflexões acerca da prática docente dentro do contexto pedagógico é essencial e necessário para criar uma atuação mais consistente no que diz respeito à atuação dos educadores. O mundo contemporâneo exige indivíduos pensantes, capacitados na escrita e leitura para desempenhar funções estabelecidas seja na formação acadêmica ou no ambiente profissional. Deste modo, entende-se que o educador é o elo entre o processo de ensino e aprendizagem e responsável por gerar nos alunos uma ambição de saberes, conhecimento e procura de informações. Assim, o presente estudo tem como objetivo realizar uma reflexão acerca da prática dos educadores, verificar o contexto da formação dos professores, as concepções de educação e escola e a prática do ensino da língua portuguesa a partir da vivência do estágio supervisionado. O referido trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e exploratória, a qual foi realizada em uma escola da rede pública de ensino, durante o período do estágio de docência, conforme observações, anotações e aplicações de oficinas. Esse tipo de pesquisa tem o intuito e finalidade do aprimoramento de conceitos ou descoberta de percepções. Para auxiliar na elaboração deste estudo, serão utilizados livros, artigos científicos e revistas online, norteados no ponto de vista da reflexão dos seguintes pressupostos teóricos: Junckes (2013), Gomes (2008), Marluce (2013), PCN de Língua Portuguesa (1998) e (2001), Sousa (2013), entre outros. A seleção do material foi realizada de acordo com o objetivo do presente estudo, através de leituras e levantamento de dados bibliográficos. Diante disso, esta pesquisa contribui para despertar na prática docente, algumas possibilidades de valorizar atividades que complementem as aulas e desperte o interesse pela leitura e escrita dos alunos.
Descrição: SILVA, Allyda Rayanne Bezerra da. Experiências e reflexões sobre a prática docente do professor de língua portuguesa. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23060
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allyda Rayanne Bezerra da SilvaPDF - Allyda Rayanne Bezerra da Silva670.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.