Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23063
Título: As marcas argumentativas em propagandas de doação de órgãos
Autor(es): Silva, Aline Daniele Barbosa da
Palavras-chave: Operadores argumentativos
Gênero propaganda
Doação de órgãos
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: Ao utilizar a linguagem nas diversas situações comunicativas, os usuários escolhem elementos linguísticos que orientam os enunciados em razão de determinado objetivo. Nesse sentido, o texto é uma espécie de jogo entre locutor e interlocutor, onde o locutor escolhe recursos linguísticos que possam produzir os efeitos de sentido desejados. Entre esses recursos destacam-se os operadores argumentativos, que além de permitir o encadeamento dos enunciados, contribuem para a construção de efeito de sentido do texto, determinam a orientação argumentativa dos enunciados. Sabendo que a argumentação é algo inerente ao gênero propaganda, o objetivo deste trabalho é analisar o uso dos operadores argumentativos que compõem as sequências argumentativas do gênero textual propaganda. Para realização deste estudo, selecionamos sete propagandas de doação de órgãos, a fim de investigar as características que constitui o poder argumentativo dessas propagandas e em cinco dessas propagandas analisamos os efeitos de sentidos provocados pelos operadores argumentativos e as classes de operadores mais recorrentes. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitativa-interpretativa e o método empregado é o netnográfico. Com base na semântica argumentativa e linguística textual o embasamento teórico pauta-se em Bakhtin (1979; 2003) e Marcuschi (2005) que apresentam o conceito e a diferença entre os gêneros textuais e discursivos de acordo com as esferas sociais, Silva (2015) e Carvalho (1998) que apresentam as concepções e características do gênero textual propaganda, Kleiman (2009) e Vygotsky (2000) que abordam os aspectos da prática de leitura e escrita através dos gêneros, Ducrot (1987; 1989) e Koch (2006) que nos fornecem subsídios para entender as escalas e classes argumentativas dos enunciados e os respectivos operadores argumentativos. No corpus verificamos 36 ocorrências de operadores argumentativos, os mais recorrentes são os que somam argumentos orientados para o mesmo sentido, os que exprimem finalidade e os que contrapõem argumentos. As considerações feitas neste trabalho mostram que os operadores argumentativos podem tornar mais forte a argumentação nas propagandas de doação de órgãos.
Descrição: SILVA, A. D. B. As marcas argumentativas em propagandas de doação de órgãos. 2020. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23063
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Daniele Barbosa da Silva.pdfPDF - Aline Daniele Barbosa da Silva926.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito286.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.