Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23069
Título: A crítica nietzschiana sobre a "barbárie cultivada" na formação humana
Autor(es): Silva, Pedro Feitoza da
Palavras-chave: Nietzsche
Educação
Cultura
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo realizar uma investigação acerca da crítica do jovem Nietzsche à educação de seu tempo, que longe de promover a libertação e o despertar das potencialidades do indivíduo, visava a uma formação utilitária para atender tão somente as demandas do emergente Estado alemão. A cultura, nos meios educacionais, na visão de Nietzsche, havia sido transfigurada em uma tendência utilitária, de modo que tudo aquilo que era disseminado nos estabelecimentos de ensino não passava de uma “barbárie cultivada”, tendo em vista o caráter jornalístico introduzido na literatura pedagógica da época. Neste caso, a formação do jovem alemão, bem como de seus educadores, não teria como base o primado da cultura, mas tão somente uma célere especialização técnica erudita, para responder ao déficit de funcionários qualificados para ocupar os cargos nos quadros do Estado alemão recém-industrializado.
Descrição: SILVA, P. F da. A crítica nietzschiana sobre a "barbárie cultivada" na formação humana. 2019. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23069
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - PEDRO FEITOZA DA SILVA.pdf885.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.