Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23094
Título: Uma cidade pequena e sua centralidade: perfil geográfico de Esperança-PB.
Autor(es): Oliveira, Gustavo Bertoldo de
Palavras-chave: Centralidade urbana
Espaço urbano
Organização espacial
Cidade
Esperança - Paraíba
Data do documento: 7-Dez-2020
Resumo: Este breve ensaio pretende discutir a crescente centralidade urbana presente no município de Esperança, no estado da Paraíba, através de seus setores comercial e de prestação de serviços. O mesmo procede do plano de investigação que o autor vem desenvolvendo no âmbito da graduação, focado nas questões das centralidades urbanas. Nesta pesquisa almeja-se abordar os processos que são característicos de um centro urbano de uma cidade pequena, tomando como exemplo Esperança, classificada como um centro local, de acordo com o REGIC (2018), possibilitando um ponto de partida em sua classificação hierárquica. Esperança, em um espaço micro, consegue se destacar territorialmente em algumas atividades econômicas, exercendo um mínimo de influência sobre outras cidades menores, mesmo estando próxima ao uma cidade maior. Contudo, será questionado porque a cidade, na década atual, não pode atuar como um centro de zona. Ademais, o presente trabalho objetiva compreender a importância das atividades comerciais, dos serviços, dos processos históricos e culturais, e da centralidade na estruturação das cidades pequenas através do processo de concretização de fluxos na rede urbana, assim como se propõe a discutir questões ligadas à formação da sociedade de consumo capitalista e seu rebatimento na produção dos espaços urbanos, tomando como base ideias e teorias de alguns autores como Milton Santos, Roberto Lobato Corrêa, dentre outros. A justificativa para os estudos sobre as cidades pequenas ocorre devido á quantidade de pequenos centros espalhados pelo país e sua importância para a rede urbana. Assim, foram definidas algumas características centrais, determinadas como geradoras de fluxo, de pessoas e de produção, portanto, parte integrante da análise da hierarquia urbana, essas características foram analisadas a partir de diversas óticas: o espaço e a paisagem urbana; a organização espacial; os agentes sociais; a rede urbana; a área central da cidade; a estrutura socioeconômica da cidade. Dessa forma, e com o escopo de constituir um diálogo com a teoria espacial, foi possível estabelecer um breve debate sobre a manifestação de uma geração de fluxos na cidade de Esperança, permitindo uma leitura dos processos e fenômenos que permeiam a criação e consolidação de suas centralidades.
Descrição: OLIVEIRA, G. B. de. Uma cidade pequena e sua centralidade: perfil geográfico de Esperança-PB. 2020. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23094
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Bertoldo de Oliveira.pdfPDF - Gustavo Bertoldo de Oliveira4.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depóstito.pdfTermo de Depósito991.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.