Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23100
Título: Usucapião por abandono do lar: uma análise crítica acerca dos seus requisitos
Autor(es): Lima, Edmilson Alves de
Palavras-chave: Usucapião por abandono do lar
Posse
Culpa
Lapso temporal
Copropriedade
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: O presente artigo aborda o instituto da usucapião por abandono do lar, analisando os diferentes requisitos, como a posse, onde se busca dentro deste requisito expor suas condições para com o instituto da usucapião por abandono do lar; do termo culpa e suas divergências surgidas a partir desta nova forma de usucapir o imóvel proveniente da lei 12.424/11; do termo abandono, dentro deste contexto, e uma interpretação condizente com os entendimentos majoritários acerca do que venha a ser realmente “o abandono do lar”, do lapso temporal, que se apresenta como o menor prazo para se usucapi um imóvel e com isso traz consigo elementos que são analisados aos olhos do referido instituto, e da copropriedade que se apresenta como um requisito peculiar desta modalidade de usucapir por se sobrepor a norma existente no tocante a comunicabilidade dos bens na dissolução do casamento. O referido artigo foi construído através de pesquisa bibliográfica, tanto impressa e em sites da internet, tendo como resultado o entendimento acerca das análises críticas em torno dos requisitos apresentados, contribuindo de forma clara para a interpretação e aplicação do instituto da usucapião por abandono do lar diante da complexidade de seus elementos.
Descrição: LIMA, Edmilson Alves de. Usucapião por abandono do lar: uma análise crítica acerca dos seus requisitos. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23100
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edmilson Alves de LimaPDF - Edmilson Alves de Lima401.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.