Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23101
Título: Cyberstalking: a perseguição virtual como instrumento de violência contra a mulher e a legislação penal brasileira
Autor(es): Araujo, Camila Silva de
Palavras-chave: Cyberstalking
Violência contra a mulher
Perseguição
Legislação brasileira
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: O presente trabalho busca analisar a conduta do cyberstalking e sua relação com a violência contra a mulher. Para tanto, a priori procurou-se conceitualizar e caracterizar o cyberstalking, examinou-se, por conseguinte como este fenômeno é tratado pela legislação de outros países e a maneira com a qual é atualmente tratado no Brasil, e analisou-se a perseguição sistemática no âmbito virtual como uma forma de violência psicológica que atinge majoritariamente as mulheres. No tocante ao método, foi utilizado para o estudo a pesquisa bibliográfica, através de artigos, doutrinas e meios eletrônicos, sendo empregado o tipo de abordagem qualitativa, tendo em vista a avaliação de discursos para averiguar a conexão entre o cyberstalking e a violência de gênero. Como resultado, depreende-se que embora haja medidas alternativas para a proteção as vítimas de cyberstalking dentro do Direito Penal Brasileiro, estas constantemente se revelam ineficazes, e a ausência de reconhecimento da perseguição online como conduta típica, com suas particularidades, prejudica a assistência as vítimas.
Descrição: ARAUJO, Camila Silva de. Cyberstalking: a perseguição virtual como instrumento de violência contra a mulher e a legislação penal brasileira. 2020. 23 f. Artigo (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23101
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Silva de AraújoPDF - Camila Silva de Araújo721.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito583.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.