Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23117
Título: O ciúme na obra Querida, de Lygia Bojunga
Autor(es): Santos, Marcelle de Lima Pinheiro
Palavras-chave: Análise literária
Literatura infanto-juvenil
Ciúme
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: Este artigo apresenta uma análise sobre a representação do ciúme na obra literária Querida, de Lygia Bojunga (2009). Observa-se esse sentimento a partir da linguagem que denomina as emoções e reações do protagonista Pollux frente às experiências afetivas vividas em sua infância e vida adulta, bem como por meio das relações que este personagem estabelece com Tio Pacífico, com o qual partilham alguns traços em comum, como a ligação possessiva com a mãe. Para isso, efetua-se uma pesquisa bibliográfica que conta com os pressupostos teóricos de Cademartori (2010), sobre a literatura infanto-juvenil; Sandroni (2011), que discute alguns aspectos da narrativa de Lygia Bojunga; Santos (1998) e Pasini (2006), sobre o tema ciúme. Ao final do trabalho, conclui-se que Pollux apresenta relações afetivas marcadas pelo sentimento de posse, tendo em vista que o ciúme o acompanha da infância à vida adulta. Ressalta-se também a importância de abordar sentimentos complexos como este na literatura infanto-juvenil, possibilitando às crianças e adolescentes identificarem-se com a leitura, de modo a refletirem sobre o ciúme em suas próprias realidades.
Descrição: SANTOS, M. de L. P. O ciúme na obra Querida, de Lygia Bojunga. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). - Universidade Estadual da Paraíba, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23117
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelle de Lima Pinheiro Santos.pdfPDF - Marcelle de Lima Pinheiro Santos485.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito352.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.