Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23150
Título: Análise de usabilidade dos recursos de voz do Google como software assistivo para pessoas com deficiência neuromotora
Autor(es): Barbosa, Damião Regis de Farias
Palavras-chave: Software assistivo
Recurso de voz
Análise de usabilidade
Deficiência neuromotora
Data do documento: 9-Dez-2020
Resumo: Os recursos da Tecnologia Assistiva que é uma área do conhecimento que se dedica a providenciar apoio relacionado a incapacidade de pessoas com necessidades especiais, estão os Softwares Assistivos que são soluções que procuram reduzir os impactos das limitações causadas por algum tipo de deficiência. Nesse contexto, a usabilidade é o meio pelo qual se verifique a qualidade de uso dessas soluções. Diante de tais aspectos, o presente trabalho teve como proposta avaliar a usabilidade dos recursos que utilizam a voz para transcrever, disponíveis dentro do Google, como software assistivo, analisando a qualidade destes serviços para minimizar as limitações de pessoas com deficiência neuromotora. Para tanto, foi realizado um teste de usabilidade remoto a partir da execução de três tarefas pelos participantes do teste. Como resultado, destaca-se as contribuições de um teste de usabilidade é descobrir as preferências, dificuldades e limitações de usuários público alvo em potencial para o software em questão.
Descrição: BARBOSA, D. R. F. Análise de usabilidade dos recursos de voz do Google como software assistivo para pessoas com deficiência neuromotora. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23150
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damião Regis de Farias Barbosa.pdfDamião Regis de Farias Barbosa926.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito250.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.