Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23151
Título: O princípio da afetividade e o estado de posse de filho como requisitos para a filiação socioafetiva no Brasil
Autor(es): Dias, Idalberto dos Santos
Palavras-chave: Direito de família
Socioafetividade
Filiação
Posse de estado de filho
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O presente artigo faz uma análise da recepção do afeto como princípio jurídico no ordenamento pátrio brasileiro, fazendo uma abordagem histórica das principais leis que perpassaram o direito a filiação no Brasil. Abordamos o estado de posse de filho como meio caracterizador da relação de filiação socioafetiva e os parâmetros utilizados para se confirmar tal vínculo, também abordamos uma reflexão sobre as consequências sociais e jurídicas do reconhecimento de filiação socioafetiva, até chegarmos ao presente momento, em que o Supremo Tribunal Federal reconheceu, por meio de Repercussão Geral nº 622, o vínculo socioafetivo como meio para declarar o estado de posse do filho. Analisa-se o significado da palavra afeto adotado pela psicologia e pelo direito, e a distinção entre eles, bem como a importância do afeto na relação entre pais e filhos, fazendo prevalecer a ideia de que o amor e os sentimentos positivos são mais importantes que qualquer patrimônio, pois, prevaleceu-se por muito tempo no Brasil a existência de um direito patrimonialista, distante das relações e sentimentos. Após a Repercussão Geral 622 do STF nosso país passou a ter um norte para as questões envolvendo a filiação socioafetiva, recepcionando-a e colocando-a num grau de igualdade a todas as outras formas de filiação, gerando assim segurança jurídica para os jurisdicionados. Sendo assim, concluímos com a reflexão de que, o direito precisa a cada dia se adaptar as situações que a ele se apresentam, de forma a se tornar um direito cada vez mais humanizado, especialmente no que diz respeito ao direito da família. Através da revisão narrativa, com enfoque em duas questões (problema) trazidas, delimitamos o tema e selecionamos por meio de pesquisa em livros, artigos, jurisprudência, doutrina e vídeos, responder as perguntas de uma forma interpretativa e que não se exausta, mas que abre ainda mais o campo de estudo.
Descrição: DIAS, Idalberto dos Santos. O princípio da afetividade e o estado de posse de filho como requisitos para a filiação socioafetiva no Brasil. 2019. 26 f. Artigo (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23151
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Idalberto dos Santos DiasPDF - Idalberto dos Santos Dias9.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.