Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23165
Título: Plea Bargain: uma análise crítica na ordem jurídica brasileira
Autor(es): Assis, Jorge de Lima
Palavras-chave: Plea bargain
Importação
Limites Constitucionais
Perspectiva Jurídica Crítica
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar numa perspectiva jurídica crítica os limites constitucionais da aplicação do plea bargain no sistema processual penal brasileiro, bem como os problemas relacionados aos poderes do Ministério Público na negociação penal, indisponibilidade/obrigatoriedade da ação penal e os possíveis equívocos dogmáticos na importação jurídica acrítica desse instituto jurídico. Foi escrito a partir de uma pesquisa bibliográfica, mediante a aplicação do método dialético em que buscamos responder a seguinte pergunta: Quais as possíveis repercussões do plea bargain sobre a estrutura do processo penal brasileiro, os poderes e limites do Ministério Público, bem como os princípios da obrigatoriedade e da indisponibilidade da ação penal? Em nosso trabalho, procuramos expor os diferentes pontos de vista de doutrinadores e juristas que são a favor como também daqueles que contestam a adoção do plea bargain em nosso país, apontando as vantagens e as desvantagens decorrentes de uma eventual utilização deste instituto processual no âmbito da justiça criminal nacional.
Descrição: ASSIS, Jorge de Lima. Plea Bargain: uma análise crítica na ordem jurídica brasileira. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23165
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jorge de Lima AssisPDF - Jorge de Lima Assis608.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.