Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23169
Título: Sinestesia jurídica: [im]parcialidade e manipulação no processo penal brasileiro
Autor(es): Pontes, Joanne Virgínia do Nascimento Góis
Palavras-chave: Processo Penal
Teoria dos Jogos
Dissonância Cognitiva
Imparcialidade
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: O presente estudo visa analisar a questão da imparcialidade do juiz no processo penal. Para tanto, servimos dos aportes teóricos da teoria da dissonância cognitiva (Leon Festinger, Ruiz Ritter) e da teoria dos jogos (John Von Neumann, Oskar Morgenstern, John Nash, Alexandre Morais da Rosa), investigando-se os motivos pelos quais, presume-se que o processo penal pode ser considerado um jogo e o porquê se questionar a efetiva imparcialidade do juiz no sistema processual penal. Este trabalho objetiva compreender o dilema que se insurge ao tratar da possibilidade da existência de um Juiz das Garantias, considerando a possibilidade de vislumbrar-se consumar um processo penal democrático consonante a Constituição Federal de 1988. Por meio do método indutivo e exame bibliográfico de estudos relacionados ao tema, fez-se uma abordagem interseccional e jurídica, a qual, demonstra que a pesquisa se configura na busca da importância da discussão do tema e do reconhecimento das interferências das relações dissonantes e consonantes entre os sujeitos processuais, bem como o olhar estratégico que pode ser alcançado no processo penal brasileiro com a teoria dos jogos.
Descrição: PONTES, Joanne Virgínia do Nascimento Góis. Sinestesia jurídica: [im]parcialidade e manipulação no processo penal brasileiro. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23169
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joanne Virgínia do Nascimento Góis PontesTCC - Joanne Virgínia do Nascimento Góis Pontes2.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.