Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23172
Título: Legitimidade de custos vulnerabilis no processo penal pela defensoria pública
Autor(es): Silva, José Ramon Freire Araújo
Palavras-chave: Proteção dos direitos
Defensoria Pública
Custas vulnerabilis
Hipossuficiência
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: O presente artigo analisa de uma perspectiva teórica o custos vulnerabilis que é atribuído a Defensoria Pública, papel este pouco utilizado, devido a seu propósito, em compasso com a moderna visão de atuação institucional, estabeleceu como objetivo da Defensoria Pública a garantia dos princípios do contraditório e ampla defesa e a prevalência dos direitos humanos, como essa nova feição de missão institucional, a doutrina nacional passou a perceber a atuação da Defensoria Pública, em caráter excepcional, como custos vulnerabilis, e que haja a pronta intervenção do órgão estatal defensorial quando este se depara com concretas ou iminentes violações de direitos humanos de grupos de pessoas vulneráveis. O trabalho aborda as premissas de usabilidade e de forma a fixar parâmetros exercidos no intuito de uma aparelhagem da Instituição, outrora esquecida pelo judiciário, mas, na verdade, é ela que faz valer, na paridade de armas com o cidadão hipossuficiente, contra o Estado na figura do Promotor de justiça. O trabalho faz uso do método qualitativo com abordagem de revisão bibliográfica.
Descrição: SILVA, José Ramon Freire Araújo. Legitimidade de custos vulnerabilis no processo penal pela defensoria pública. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23172
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ramon Freire Araújo SilvaPDF - José Ramon Freire Araújo Silva2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.