Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23174
Título: A dinâmica imobiliária e as modificações do espaço urbano: um estudo de caso no loteamento Monte das Oliveiras, Guarabira/PB
Autor(es): Souza, José Ronielly Soares de
Palavras-chave: Guarabira
Loteamentos urbanos
Legalização
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: A dinâmica do espaço, as modificações e as relações nele ocorrida, trazem marcas constantes, podemos analisar que nos centros urbanos, as residências estão cada vez mais dando espaços para comércios e outras atividades, tornando-se necessária a expansão e crescimentos das áreas residenciais para outras extremidades das cidades, representadas assim através dos loteamentos, que atualmente são um dos fatores responsáveis pela expansão residencial do município de Guarabira -PB, a partir desses empreendimentos e da visão estrutural apresentadas por alguns deles, surge a necessidade em se realizar a pesquisa. O presente trabalho caracteriza-se pela natureza de estudo de caso e tem por objetivo analisar a dinâmica imobiliária a partir da construção do Loteamento Monte das Oliveiras, analisando os principais problemas estruturais apontados e a necessidade de se ter Leis Municipais que regulamentem a construção de Loteamentos Urbanos no município de Guarabira-PB. O bairro Monte das Oliveiras foi loteado no ano de 2009 e possuem um total de 21 hectares de terra, parte foi loteada diretamente pelo dono do terreno Sr. Antônio Oliveira denominado de Loteamento Monte das Oliveiras I, com um total de 20 quadras e outra parte por estrutura elaborada pela LL Imóveis (imobiliária responsável pela estruturação do Loteamento) denominada de Monte das Oliveiras II, com um total de 25 quadras totalizando 682 lotes. A partir da construção do presente trabalho, podemos observar a necessidade de Leis Municipais, que regulamentem a criação e manutenção de Loteamentos Urbanos Particulares, é fundamental que para a construção de loteamentos urbanos, exista o mínimo de infraestrutura no que diz respeito a saneamento básico, asfalto das ruas e energia elétrica. Então abordamos a questão da fiscalização para que haja a legalização dos loteamentos, de forma que não seja prejudicial nem cause transtornos à população que irá habitar no local.
Descrição: SOUZA, José Ronielly Soares de. A dinâmica imobiliária e as modificações do espaço urbano: um estudo de caso no loteamento Monte das Oliveiras, Guarabira/PB. 2019. 27 f. Artigo (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23174
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ronielly Soares de SouzaPDF - José Ronielly Soares de Souza773.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.