Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23186
Título: Sistema carcerário brasileiro: da pena de prisão ao grande encarceramento
Autor(es): Souza, Lindiane Florencio de
Palavras-chave: Prisões
Execução penal
Encarceramento
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O presente estudo busca analisar o encarceramento no Brasil, suas causas e consequências, destacando-se o fenômeno do grande encarceramento, a partir de uma análise dos argumentos da criminologia. Inicialmente, buscou-se na história a resposta para o fenômeno do grande encarceramento, em específico, o contexto do surgimento da pena privativa de liberdade na sociedade ocidental e a sua inserção no contexto brasileiro, além de se discutir os princípios constitucionais aplicados à execução penal e o grande encarceramento brasileiro. Dentre as características do encarceramento brasileiro, buscou-se destacar a influência do processo de criminalização e da seletividade penal na construção do perfil da população prisional e o “estado de coisas inconstitucional” do sistema penitenciário nacional. Este estudo utiliza o método da documentação indireta, por meio de técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, tendo sido analisados relatórios e documentos estatísticos sobre o encarceramento no Brasil. O objetivo deste trabalho consiste em analisar de forma crítica a intensa expansão do encarceramento no Brasil.
Descrição: SOUZA, Lindiane Florencio de. Sistema carcerário brasileiro: da pena de prisão ao grande encarceramento. 2019. 32 f. Artigo (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23186
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lindiane Florencio de SouzaPDF - Lindiane Florencio de Souza1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.