Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23192
Título: A laranja mecânica e o direito: uma análise da obra de Anthony Burgess
Autor(es): Medeiros, Lucas Matheus Lima
Palavras-chave: Laranja Mecânica
Direito
Literatura
Crítica
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho busca analisar o romance “Laranja Mecânica” do ponto de vista da crítica à violência que nele é elaborada, promovendo um diálogo com a Sociologia e o Direito e tecendo comentários a respeito da violência que ocorre em nossa sociedade nos dias de hoje. Partindo da análise da obra em estudo, se fomentam críticas no que concerne à violência e mecanização da nossa sociedade, amparadas até mesmo no nosso ordenamento jurídico, na forma como ele é aplicado ou estudado. Para tal finalidade, buscou-se em Durkheim (1997) e Weber (1999) a principal fundamentação teórica para este trabalho, partindo dos estudos do crime aos tipos de dominação. Além disso, autores como Elias (1994) e Freud (2011) também serviram de embasamento para a reflexão sobre questões de civilização e comportamento. Assim, nosso trabalho teve por base um estudo que associa o Direito e a Sociologia à Literatura para se adentrar nos Direitos Humanos. Portanto, além de promover uma reflexão inicial sobre o próprio sistema de construção de leis e de estudo do direito, haja vista sua mecanização, buscou-se também alcançar nos resultados deste trabalho novas perspectivas sobre o que seria a “Laranja Mecânica” do mundo real.
Descrição: MEDEIROS, Lucas Matheus Lima. A laranja mecânica e o direito: uma análise da obra de Anthony Burgess. 2019. 30 f. Artigo (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23192
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Matheus Lima MedeirosPDF - Lucas Matheus Lima Medeiros540.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.