Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23204
Título: Relacionamentos plurais: intromissão do estado ou exercício de direito humano?
Autor(es): Soares, Maurício Toquato da Silva
Palavras-chave: Indivíduo
Individualidade
Pós-modernidade
Direito
Constituição federal
Família
Sucessões
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: A presente monografia se presta a promover o debate sobre a possibilidade jurídica para que sejam legitimados os relacionamentos plurais, também discutindo os possíveis empecilhos que poderão ser trazidos pelas autoridades competentes a julgar estas demandas. O trabalho a seguir irá primeiramente introduzir os estudos de autores acerca do indivíduo em si e como é constituída sua individualidade demonstrando que ao mesmo tempo que somos capazes de grandes feitos de pura genialidade, também somos sujeitos à grandes sofrimentos devido à isto. Desta análise do indivíduo em si, em seguida serão feitas as observações sob o viés sociológico, considerando o advento da pós-modernidade e os impactos causados nos indivíduos e como esses impactos alteraram a relação do indivíduo com a sociedade. Aliado à isto foi observado o fenômeno de fragmentação do antes rígido modelo de identidade, provocada pelo conjunto de mudanças políticas e sociais diante de um cenário pós-moderno, no qual fluidez é sua característica principal. O terceiro ponto em diante cuidará de trazer a discussão para a luz do direito, analisando o acompanhamento feito pelo direito, através de norma, tanto constitucional como infraconstitucional, diversificando os tipos de entidades familiares juridicamente aceitas, passando a sedimentar as relações de direito de família no afeto presente nas relações que compõem essas famílias e não em questões morais, religiosas, patrimoniais. Em contrapartida também será feita uma crítica à dispositivos legais presentes nos artigos sobre direitos sucessórios que ainda insistem, em alguns destes dispositivos em colocar questões patrimoniais acima das afetivas. Por fim, como conclusão após a análise dos assuntos trazidos no texto e concluída a análise do mito da monogamia surgido na tentativa de legitimar o poder marital do homem, no intento de firmar que seria ele o proprietário e sua esposa e filhos na relação familiar, forma esta que foi produto de evolução dos relacionamentos primitivos onde a entidade familiar era formada por vários cônjuges e filhos, dividindo relação poliamorosa ou multiconjugal.
Descrição: SOARES, Maurício Toquato da Silva. Relacionamentos plurais: intromissão do estado ou exercício de direito humano? 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23204
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maurício Toquato da Silva SoaresPDF - Maurício Toquato da Silva Soares4.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.