Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23206
Título: A possibilidade de responsabilização internacional dos estados por violação de direitos humanos: uma análise dos casos de tortura
Autor(es): Lima, Maria Catarine Freire de
Palavras-chave: Responsabilização
Violação
Direitos Humanos
Tortura
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Este trabalho aborda o tema da possibilidade de responsabilização internacional dos Estados por violação de direitos humanos, com uma atenção especial para os casos de prática de tortura, considerando, para tanto, o surgimento e a evolução dos direitos humanos no ordenamento jurídico internacional, além do nascimento do dever de garantia e proteção de tais direitos, através da análise dos instrumentos internacionais de direitos humanos. O processo de internacionalização dos direitos humanos fez surgir o sistema internacional de proteção dos direitos humanos, que é composto pelo sistema global e regional, apresentando instrumentos e mecanismos próprios de proteção. Atentando-se para a existência de casos de violações de direitos humanos dos indivíduos sob a jurisdição de alguns Estados, através da prática de atos de tortura, e para a existência de condenações realizadas pela Justiça internacional, o presente trabalho traz à tona a possibilidade de responsabilização dos Estados violadores do dever internacional de proteção do direito à integridade física, psíquica e moral. O método adotado nesta pesquisa é o dedutivo, fundamentado em consultas documentais sobre obras bibliográficas, doutrinas, documentos jurídicos, bem como por meio da análise da legislação internacional, executando, ao final, um estudo comparativo sobre as decisões proferidas pelas cortes internacionais relativas a casos de tortura.
Descrição: LIMA, Maria Catarine Freire de. A possibilidade de responsabilização internacional dos estados por violação de direitos humanos: uma análise dos casos de tortura. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23206
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Catarine Freire de LimaPDF - Maria Catarine Freire de Lima1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.