Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23212
Título: O ideal da maternidade e a legalização da interrupção voluntária da gravidez
Autor(es): Simões, Alanna Raquel Ferreira
Palavras-chave: Maternidade
Gênero
Aborto
Direitos da mulher
Data do documento: 16-Mar-2021
Resumo: No Brasil o aborto voluntário é ilegal, apenas autorizado em algumas circunstâncias específicas, mas isso não impede que ele ocorra, apenas inviabiliza que seja feito de forma segura, colocando em risco a vida de milhares de mulheres, principalmente a população negra e pobre. Estamos diante de um tema tabu, envolto em um emaranhado de misticismo, mesclando-se às crenças religiosas e que perpassa várias áreas do conhecimento da ciência, tais como filosofia, biologia, embriologia, direito, dentre outras. Existem ligações entre questões de gênero, maternidade e aborto, afinal, por sua natureza, este é exatamente a negação à maternidade. Desta feita, o presente estudo se propõe a demonstrar a influência existente entre o ideal de maternidade e criminalização da interrupção voluntária da gravidez. Para isso, utilizou-se o método qualitativo e coleta de dados documentais, trata-se de uma pesquisa explicativa e descritiva, de abordagem dialética e método de procedimento histórico e comparativo. Diante do exposto no decorre desse estudo, depreende-se o impacto negativo que o ideal social da maternidade ocasiona na legalização da prática da interrupção voluntária da gravidez. Há um verdadeiro condicionamento do Estado para a função procriativa por intermédio de algumas políticas públicas, direitos sociais específicos para gestantes e, sobretudo, repressão massiva de comportamentos desviantes.
Descrição: SIMÕES, A. R. F. O ideal da maternidade e a legalização da interrupção voluntária da gravidez. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23212
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alanna Raquel Ferreira SimõesPDF - Alanna Raquel Ferreira Simões447.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.