Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23220
Título: Planejamento e avaliação: caminhos para uma prática pedagógica eficaz
Autor(es): Silva, Mario Jefferson Canuto da
Palavras-chave: Planejamento
Avaliação
Docente
Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do planejamento e avaliação no campo da educação que, diante dos desafios e relatos dos professores, ainda existe diversas dificuldades que impedem o sucesso no ato de planejar e avaliar. Além dos estudos bibliográficos, foi aplicado um questionário aos professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental em duas escolas do ensino fundamental na cidade de Passa e Fica/RN. As perguntas foram elaboradas mediante a abordagem proposta nesse trabalho. No transcorrer da pesquisa é discorrida a trajetória histórica sobre o planejamento e avaliação, bem como os caminhos percorridos até os dias atuais, desencadeando igualmente uma discussão sobre a eficiência, sistematicidade e dificuldades que ainda incidem na prática como os instrumentos desviantes na avaliação e planejamento. Como base teórica, mencionarei autores como: Menegolla e Sant'Anna (2001); Libane (1994), Libane (2001), Luckesi (2011), Sant'Anna (1995), Matui (1995) e Gatti (2009); e documentos que marcam o processo de planejamento, como: PNE (Plano Nacional de Educação), LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), BNCC (Base Nacional Curricular Comum), para contribuir com a fundamentação deste estudo. Ao resultado final dessa pesquisa, os docentes demonstraram diversos aspectos positivo sobre suas práticas voltadas ao planejamento e avaliação.
Descrição: SILVA, Mario Jefferson Canuto da. Planejamento e avaliação: caminhos para uma prática pedagógica eficaz. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23220
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mario Jefferson Canuto da SilvaPDF - Mario Jefferson Canuto da Silva1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.