Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23225
Título: O princípio da legalidade penal e a ADO n. 26/DF: criminalização da homotransfobia pelo poder judiciário
Autor(es): Couto, Márcio André Maia
Palavras-chave: Princípio da Legalidade
Homofobia
Transfobia
ADO n.26/DF
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: A presente pesquisa surge em um contexto de omissão legislativa em que, há quase duas décadas, existe pressão social para regular a matéria criminal referente a homofobia e transfobia. Assim, ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) n.26/DF, em junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu que as condutas homofóbicas e transfóbicas devem ser equiparadas ao tratamento legal dado ao crime de racismo. Nesse sentido, o objetivo geral desse artigo é analisar a relação do Princípio da Legalidade com o resultado obtido do uso da analogia citada. A problemática central busca saber se essa decisão está em discordância com o Princípio da Legalidade. Assim, esse trabalho foi elaborado de forma teórico-normativa, utilizando-se, portanto, da pesquisa bibliográfica, análise de legislação e artigos científicos. Foram utilizados teóricos do Direito Penal, como Fernando Capez (2012) e Cláudio Brandão (2010), e do Direito Constitucional, como José Afonso da Silva (2014). A justificativa se dá na importância que carrega o Princípio da Legalidade em realizar o Estado Democrático de Direito e sua relevância se dá face à necessidade de combater a violência sofrida pelas pessoas homossexuais e transexuais. O presente trabalho tem por resultado a aferição de que é preciso reafirmar o caminho constitucional para que se atinja esse fim através do Processo Legislativo, em que se é realmente possível criar tipos penais.
Descrição: COUTO, Márcio André Maia. O princípio da legalidade penal e a ADO n. 26/DF: criminalização da homotransfobia pelo poder judiciário. 2019. 26 f. Artigo (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23225
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcio André Maia CoutoPDF - Márcio André Maia Couto423.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.