Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23232
Título: Uma análise jurídico-política sobre os escritos de Carolina Maria de Jesus na obra Quarto de despejo: diário de uma favelada
Autor(es): Rodrigues, Andreza das Neves
Palavras-chave: Direito e literatura
Direitos humanos
Invisibilidade social
Fome
Favela
Data do documento: 15-Mar-2021
Resumo: O contexto histórico de um indivíduo é um fator de suma importância para a compreensão do desenvolvimento de constituição de sua marca, característica e identidade, além também, de seu convívio/vínculo com a sociedade. Este trabalho traz como temática a obra Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus e faz uso de reflexões sobre a invisibilidade do retrato social da mulher pobre e favelada no Brasil a partir de uma intersecção entre o Direito e Literatura. Através dessa análise, é concebível reconhecer os benefícios que a Literatura oportuniza ao mundo jurídico, por meio de sua forma objetiva e poética de apresentar como é o cotidiano miserável da favela do Canindé-São Paulo e, lógico, os contextos sociais, elementos essenciais para o jurista. Nesse ínterim, o trabalho tem como referência a Declaração Internacional dos Direitos do Homem, a Convenção Americana dos Direitos Humanos e a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Ou seja, o que se percebe é que a personagem principal Carolina Maria de Jesus denuncia através de seus escritos a falta de compromisso por parte do poder público. Nessa perspectiva, observar o caráter humanizador e imaginário feminino é abrir um leque de possibilidades para o campo jurídico. A metodologia deste trabalho teve como caráter bibliográfico e analítico. Diante dessa proposta, percebemos que a obra escolhida para compor nosso campo de reflexões e análises possibilitam entender melhor o processo de construção da configuração performática acerca da invisibilidade social.
Descrição: RODRIGUES, A. das N. Uma análise jurídico-política sobre os escritos de Carolina Maria de Jesus na obra Quarto de despejo: diário de uma favelada. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23232
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza das Neves RodriguesPDF - Andreza das Neves Rodrigues836.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.