Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23263
Título: O ensino de língua portuguesa: práticas de linguagem nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Querino, Stéfani Tamiris Leite Guedes
Palavras-chave: Ensino
Língua Portuguesa
Currículo
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: O presente estudo discute refletir sobre as práticas de linguagens abordadas no ensino de Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, utilizando de marcos legais e teóricos acerca do tema proposto. A princípio foram realizados estudos sobre o marco regulatório que abrange o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, embasado pelos documentos legais, como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais (2010) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Como contribuição para as discussões, discorremos sobre as concepções de linguagem e suas implicações para o ensino da Língua, embasada nas teorias de Geraldi (1984), Saussure (1995), Bagno (2002), Bakhtin (2006), Travaglia (2009), entre outros autores. Nessa perspectiva, apresentamos as práticas de linguagens que compõem o currículo de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, a fim de analisar o desenvolvimento de habilidades das práticas de leitura/escuta, oralidade, escrita e análise linguística/semiótica, no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a participação significativa e crítica do sujeito nas diversas práticas sociais.
Descrição: QUERINO, Stéfani Tamiris Leite Guedes. O ensino de língua portuguesa: práticas de linguagem nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23263
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Stéfani Tamiris Leite Guedes QuerinoPDF - Stéfani Tamiris Leite Guedes Querino923.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.