Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23284
Título: O encarceramento feminino e a seletividade do sistema penal: gênero, igualdade e dignidade humana
Autor(es): Lourenço, Tatiana da Silva
Palavras-chave: Encarceramento feminino
Sistema penal
Gênero
Dignidade humana
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a realidade do encarceramento feminino, buscando compreender a contribuição dos fenômenos sociais para o aumento da criminalidade, bem como a contribuição do próprio Estado para o índice de aumento no encarceramento. Ainda, busca-se analisar a seletividade do sistema penal, de modo a entender como funcionam as suas engrenagens, observando o padrão social das encarceradas, a aplicabilidade da legislação, as dificuldade enfrentadas pelas mulheres dentro dos estabelecimentos prisionais, e a violação dos direitos e garantias fundamentais, que evidenciam a ausência de aplicabilidade do princípio da dignidade da pessoa humana para as mulheres presas. A partir de uma abordagem dedutiva, valendo-se do procedimento da pesquisa bibliográfica e documental, o presente artigo trabalha em torno da discriminação social e da discriminação do próprio sistema penal para com um determinado grupo de pessoas, analisando o etiquetamento que uma parcela da sociedade impõe sobre outra e observando a permissão legal por parte da legislação para que essa seletividade ocorra, de modo que o entendimento das autoridades do sistema penal e de uma parcela da população definam como as engrenagens do sistema prisional irá proceder.
Descrição: LOURENÇO, Tatiana da Silva. O encarceramento feminino e a seletividade do sistema penal: gênero, igualdade e dignidade humana. 2019. 32 f. Artigo (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23284
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiana da Silva Lourenço.pdfTatiana da Silva Lourenço927.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.