Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23307
Título: Esporte na escola: um relato de experiência com foco na prática do basquete
Autor(es): Moura, Alef David Bezerra de
Palavras-chave: Educação Física
Basquete
Ensino Fundamental
Educador Físico
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O presente relato foi elaborado, a partir da experiência vivida em estágios do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual do Campus VI, Monteiro - PB. O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivida como estagiário, a partir do ensino do basquete como conteúdo tratado nas aulas de Educação Física. A experiência foi vivenciada no período de 01 de agosto de 2018 a 01 de outubro de 2019, em uma escola da rede privada, da cidade de Monteiro – PB. As observações e regência das aulas aconteceram nos turnos manhã e tarde, com encontros semanais, perfazendo duas horas em cada turno; com acompanhamento do professor preceptor de Educação Física, buscando-se assim uma segurança e aprendizagem por parte dos envolvidos. Conclui-se que, a partir do trato e importância atribuída aos processos pedagógicos, viu-se que não queimar etapas quando da imersão na docência no processo de formação, e aqui evidenciadas pelas experiências vividas no ambiente escolar contribuem para o enriquecimento no campo pessoal e profissional. Ademais, com as intervenções compreendeu-se que o esporte coletivo, e, em especial, o trabalho desenvolvido com basquete, possibilitaram a reflexão de um lado que o professor não deve ficar na mesmice das aulas cotidianamente, ou seja, há a necessidade de ampliar o campo de conhecimentos dos alunos, aproveitar o seu protagonismo e as diversas possibilidades de conteúdos que estão atrelados à Educação Física, pois pode-se correr o risco de acomodação também por parte dos alunos, e não conhecerem e se envolverem com novas propostas apresentadas pelo docente, as quais devem ser ressignificadas no processo de ensino e de aprendizagem comungando com a proposta pedagógica da escola.
Descrição: MOURA, A. D. B. Esporte na escola: um relato de experiência com foco na prática do basquete. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23307
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alef David Bezerra de Moura.pdfPDF - Alef David Bezerra de Moura1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.