Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2333
Título: | O tratamento da oralidade no livro didático |
Autor(es): | Santos, Josileide Teófilo dos |
Palavras-chave: | Livro Didático Língua Portuguesa Comunicação Oral |
Data do documento: | 13-Nov-2013 |
Resumo: | Tradicionalmente a modalidade escrita da língua materna tem se tornado objeto de estudo e de ensino, Sendo privilegiada em relação à modalidade oral. No que se refere à modalidade oral, na maioria das vezes, parece ser apenas intitulada pelos manuais didáticos como modalidade de entendimento da escrita. Nesse sentido, o livro didático sendo um dos principais materiais de apoio ao docente, é imprescindível que ele esteja bem preparado. Assim, com o objetivo de analisar o tratamento dado à oralidade nos livros didáticos, foram realizadas análises em dois livros de Língua Portuguesa do 7º ano do ensino fundamental e escolhendo-se três capítulos de cada livro. Ao desenvolver da pesquisa, constata-se que a maioria das propostas de atividades que abordam a oralidade se torna em oralização da escrita ou pretexto para textos escritos. Utilizou-se para subsidiar a pesquisa as contribuições teóricas de Marcuschi (2001), Schneuwly e Dolz (2004), Dias (2011), Cavalcante e Melo (2006), Ramos (1997), Neves (2001), Soares (1999),Coracini (1999), Auxiliadora (2001) entre outros. |
Descrição: | Santos, J. T. dos. O tratamento da oralidade no livro didático. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2333 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josileide Teófilo dos Santos.pdf | Josileide Teófilo dos Santos | 4.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.