Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23335
Título: A viabilidade econômica e técnica da utilização da arbitragem por pequenas e médias empresas
Autor(es): Pereira, Judson Rodrigues
Palavras-chave: Arbitragem
Empresas pequenas e médias
Viabilidade econômica e técnica
Data do documento: 17-Nov-2020
Resumo: O objetivo desse estudo é verificar a viabilidade econômica e técnica da utilização da arbitragem por pequenas e médias empresas para solucionar conflitos, sem precisar recorrer ao judiciário. A pesquisa parte da seleção de aspectos considerados importantes na Lei n° 9.307 de 1996, e autores irrenunciáveis a esse trabalho, como Martins, Lemes e Carmona, além de outros. O estudo da arbitragem na resolução de litígios tem grande aplicabilidade, uma vez que, as demandas judiciais só crescem. Dessa forma, a morosidade na resolução dos conflitos pela via normal da justiça pode trazer inúmeros prejuízos para as empresas que passam anos a fio com processos travados na justiça. O instituto da arbitragem surge como um ótimo meio alternativo à justiça, capaz diminuir o tempo de tramitação dos processos, reduzirem os prejuízos financeiros da demora judicial, além de proporcionar uma sentença mais técnica, proferida, em sua maioria, por um especialista no assunto, bem como, contar também com os benefícios da confidencialidade e da flexibilidade do processo.
Descrição: PEREIRA, Judson Rodrigues. A viabilidade econômica e técnica da utilização da arbitragem por pequenas e médias empresas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Jurídicas, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23335
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Judson Rodrigues PereiraArtigo final com folha catalográfica e de aprovação 15.04.2021664.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito.pdfTermo de depósito 15.04.2021722.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.