Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23341
Título: Juventude e mídia: uma análise da influência da mídia na cultura juvenil e nos discursos nos territórios escolares
Autor(es): Santos Júnior, José Severino dos
Palavras-chave: Comunicação
Cultura juvenil
Mídia
Data do documento: 8-Nov-2014
Resumo: As reflexões em torno do tema mídia e educação vem sendo aprofundadas há várias décadas, uma vez que já é bastante sentida a sua influência na formação do sujeito contemporâneo. O mais preocupante e necessário se pensar é como essas tecnologias vem sendo introduzidas no âmbito escolar. Ter a televisão e a internet como recursos disponíveis ao corpo docente pode ser uma missão muito difícil de conciliar, já que a escola ainda encara essas mídias como concorrentes e não como colaboradoras do processo de ensino e aprendizagem. O excesso de conteúdos oferecidos por todos esses meios de comunicação pode atrapalhar. A inteligência ficou cega de tanta informação, causando uma obsolescência programada nos meios tradicionais de ensino. O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da mídia na cultura juvenil. A pesquisa, que se configura em um estudo exploratório, analisa o conceito de juventude construído historicamente e socialmente, problematiza a construção das identidades juvenis a partir da influência da mídia, analisa as contribuições da mídia para pensar a cultura juvenil no espaço escolar e discute a relação entre sujeitos da juventude e o espaço escolar. Nesta perspectiva, o presente trabalho está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo, apresentamos uma discussão sobre o que é juventude. Fizemos uma breve análise histórica e social do conceito de juventude e discutimos a influência da mídia para esses jovens. No segundo capítulo, abordamos o papel da escola como espaço de formação para as juventudes. No terceiro capítulo, analisamos os dados obtidos na pesquisa através da aplicação de um questionário aos alunos. Por fim, tecemos nossas considerações finais.
Descrição: SANTOS JÚNIOR, José Severino dos. Juventude e mídia: Uma análise da influência da mídia na cultura juvenil e nos discursos nos territórios escolares. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23341
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Severino dos Santos Junior.pdfPDF - José Severino dos Santos Junior391.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.