Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23345
Título: Eficiência no gasto público com saúde: uma análise de parte dos municípios que compõem a Região Metropolitana de João Pessoa
Autor(es): Silva, Givanildo Virgolino
Palavras-chave: Gestão Pública
Saúde Pública
Política Pública
Data do documento: 23-Mar-2021
Resumo: O cenário econômico das últimas décadas obrigou os gestores públicos municipais a conviverem com uma realidade de redução de numerários, sobretudo relacionados à saúde, o que lhes impõem maior eficiência na aplicação e uso de bens públicos relacionadas a ela. Por outro lado, a eficiência é um dos princípios constitucionais diretamente ligado a administração e transparência dos recursos públicos. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a eficiência dos gastos públicos em saúde, considerando, parte dos municípios que compõem a região metropolitana da Capital paraibana, no ano de 2017. As análises foram realizadas com o uso de ferramenta para Análise Envoltória de Dados (DEA). Quanto aos procedimentos metodológicos este estudo baseou-se em uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental. O estudo e demonstrou que a legislação brasileira tem evoluído ao longo do período pós constituição de 1988, contribuindo para melhoria na forma de financiamento e fiscalização dos gastos públicos em saúde. Foi possível através da análise, confirmar que nenhum dos municípios atingiu a eficiência perfeita, e, os que apresentaram melhor desempenho entre eles, na aplicação dos gastos públicos em saúde foram os que tiveram menor gasto, na comparação com os demais municípios estudados. Sendo assim, restou claro que, um maior gasto não significa, necessariamente, melhora na eficiência relacionada a saúde pública no atendimento à população.
Descrição: SILVA, Givanildo Virgolino da. Eficiência no gasto público com saúde: uma análise de parte dos municípios que compõem a Região Metropolitana de João Pessoa. 40p.2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Gestão Pública- Tecnológico)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23345
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Givanildo Virgolino da Silva.pdfTCC - Givanildo Virgolino da Silva817.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito146.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.