Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23349
Título: Considerações acerca das reformas educacionais e sua repercussão no ensino e no livro didático de filosofia no Brasil
Autor(es): Dantas, Fernando Cavalcante
Palavras-chave: Ensino de Filosofia
Livro didático
Reformas educacionais
Data do documento: 14-Abr-2021
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar e dissertar sobre a história do ensino de Filosofia no Brasil, do período colonial até a promulgação da Lei nº 13.415/2017 que retirou a obrigatoriedade da Filosofia no ensino médio. Dessa maneira, será analisado como a inconstância no currículo afetou negativa e significativamente o desenvolvimento dos livros didáticos. Como evidência disso, destaco a desvalorização da contribuição filosófica africana na história da Filosofia através de sua ausência nos principais materiais didáticos, para não dizer, senão, em todos. Para isso, serão analisados os livros Iniciação à Filosofia, de Marilena Chauí, Filosofando: Introdução à Filosofia, de Maria Lúcia Arruda Aranha e Maria Helena Pires, Fundamentos de Filosofia, de Gilberto Cotrim e Mirna Fenandes, Filosofia e Filosofias: Existência e Sentidos, de Juvenal Savian Filho e o Filosofia: Experiência do Pensamento, de Silvio Gallo. Por fim, esboço alguns dos argumentos pró e contra a origem grega da Filosofia, hipótese prevalente em todos os manuais.
Descrição: DANTAS, F. C. Considerações acerca das reformas educacionais e sua repercussão no ensino e no livro didático de filosofia no Brasil. 2021. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Filosofia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23349
Aparece nas coleções:31 - TCC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.