Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23353
Título: Análise da teoria dos jogos no processo penal à luz da delação premiada
Autor(es): Baunilha, Rayssa Ellen Dantas
Palavras-chave: Teoria dos jogos.
Delação premiada.
Devido Processo Legal.
Equilíbrio Nash.
Data do documento: 13-Out-2020
Resumo: O presente trabalho busca analisar como a teoria dos jogos afeta as partes atuantes no processo de persecução penal, quando estas lançam mão da estratégia conhecida como “delação premiada”. Deste modo, realizou-se um estudo sobre delação premiada, tendo como foco a sua evolução histórica em países europeus, notadamente Itália, Espanha e Alemanha, bem como no continente americano, nos quais destacou-se o os Estados Unidos e o Brasil. Além disso, desenvolveu-se a importância deste instituto processual e a necessidade de sua utilização no ordenamento jurídico brasileiro, tendo em vista o aumento expressivo nos crimes de colarinho branco, tráfico de drogas, dentre outros, em que a delação premiada figura como um importante meio de obtenção de provas. Ademais, este trabalho monográfico trouxe uma correlação entre a teoria dos jogos aplicada ao processo penal, especificamente no que diz respeito a delação premiada. Ainda, ressalta-se que tal estudo utilizou o método comparativo e a pesquisa bibliográfica. Por fim, conclui-se que, no universo criminoso, a delação premiada figura como um “mal necessário”, uma estratégia de jogo que baseia-se no equilíbrio proposto por Nash, em que os jogadores não ganham nada a mais se alterarem unilateralmente suas estratégias. Inclusive, salienta-se que a escolha pela celebração do acordo de colaboração premiada segue os ditames do do devido processo legal e auxilia, de forma ímpar, ao Poder Judiciário garantir o Estado Democrático de Direito.
Descrição: BAUNILHA, R. E. D. Análise da teoria dos jogos no Processo Penal à luz da delação premiada. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23353
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa Ellen Dantas Baunilha352.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização Rayssa Baunilha.pdf2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.