Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2336
Título: Tradução: uma ferramenta em aulas de língua inglesa através da letra de música
Autor(es): Mendonça, Josefa Nathália Alves de
Palavras-chave: Tradução
Ensino da Língua Inglesa
Letra de Música
Didática
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: O presente trabalho apresenta a tradução como uma ferramenta de ensino em aulas de língua inglesa (LI) através da letra de música. Nos baseamos principalmente, nas discussões de: Jakobson (1959), que apresenta as categorias intralingual, interlingual, e intersemiótica de tradução; Lucindo (2006), que apresenta como a tradução está presente na sala de aula de línguas estrangeiras (LE) e Malmkjaer (1998), que apresenta posicionamentos negativos e positivos com relação ao uso da tradução nesse contexto de ensino. Tivemos como objetivos investigar como os alunos e a professora fazem uso de práticas de tradução em sala de aula de LI. Foi elaborada uma sequência didática, que teve como ponto central a letra de música e, em seguida, foram ministradas duas aulas em uma turma de 9º ano de uma escola pública, da cidade de Ingá – PB. Com base na análise dos dados, identificamos que os alunos e a professora utilizaram a tradução de forma positiva em sala de aula, a favor da aprendizagem, pois associavam a LE à língua materna (LM) o que facilitava a compreensão do texto. Mostramos como a tradução tem um papel importante na aprendizagem da LI, reconhecendo que os aprendizes fazem uso da sua LM e da tradução em sala de aula. Observamos ainda que, mesmo sem ter curso de idiomas, eles conseguiram compreender frases específicas, bem como o sentido da música como um todo através do conhecimento de LI e da associação da LI com a LM durante as aulas.
Descrição: Mendonça, J. N. A. de. Tradução: uma ferramenta em aulas de língua inglesa através da letra de música. 2013. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2336
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Nathália Alves de Mendonça.pdfJosefa Nathália Alves de Mendonça748.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.