Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23362
Título: Ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira na terceira idade e o trabalho de inclusão social na UAMA
Autor(es): Januário, Maria Lúcia
Palavras-chave: Ensino de lingua estrangeira
Lingua espanhola
ldosos
Inclusão social
Universidade Aberta à Maturidade - UAMA
Data do documento: 22-Abr-2021
Resumo: Com o atual avanço da Universidade aberta à Maturidade (UAMA), que vem oferecendo aos idosos oportunidades para adquirirem conhecimentos em diversas áreas, desfrutando de uma educação de qualidade, e dessa forma sendo reintegrados na sociedade, nosso estudo se propõe a analisar o ensino de línguas estrangeiras nessa modalidade de ensino. Levando em consideração a realidade enfrentada pelos idosos, nos perguntamos: quais seriam os fatores que auxiliam e/ou interferem no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, e mais especificamente na língua espanhola, com o público idoso? Quais são as ações realizadas pela UAMA na UEPB Campus I que promovem a inclusão social destes alunos? Neste sentido, nosso objetivo geral é investigar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos da UAMA nas aulas de língua espanhola e nosso objetivo específico se delimita em verificar as contribuições que a UAMA traz para o público idoso ao realizar um trabalho de interação e inclusão social. Esta investigação se caracteriza como qualitativa, explicativa, bibliográfica e etnográfica. Os instrumentos para coleta de dados utilizados em nossa pesquisa foram questionários e diário de campo. Dentre os autores que contribuíram para o desenvolvimento deste artigo, estão os pressupostos de Pizzolatto (1995), que trata sobre a temática do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na terceira idade; Guerra (2013) e Nóbrega (2006) que tratam sobre a inclusão social do idoso na educação e o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, dentre outros autores. Os resultados deste estudo destacam os benefícios que a aprendizagem de uma língua estrangeira tem sobre a qualidade de vida dos idosos enquanto meio facilitador na aquisição de conhecimentos, interação e inclusão social.
Descrição: JANUÁRIO, M. L. Ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira na terceira idade e o trabalho de inclusão social na UAMA. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23362
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
deposito tcc.pdf88.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC-Maria Lucia Januario.pdf783.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.