Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23374
Título: Transtornos do Espectro Autista: Revisão de Literatura
Autor(es): Vitorino, Tarcyla Larryme de Holanda Marinho
Palavras-chave: Autismo
Atividade física
Transtorno do Espectro Autista
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: O termo “autismo” foi utilizado para caracterizar a perda de contato com a realidade gerando dificuldade ou impossibilitando comunicação. Hoje, o autismo faz parte dos transtornos globais do desenvolvimento, chamados de Transtornos do Espectro Autista (TEA). Os autistas necessitam de cuidados multidisciplinares. O tratamento envolve técnicas de mudança de comportamento, programas educacionais ou de trabalho, além de terapias de linguagem e comunicação. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão na literatura sobre a importância e benefícios da prática de atividades físicas voltada à pessoa com Transtornos do Espectro Autista. Foram realizadas as buscas nas plataformas digitais: Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, utilizando- se dos seguintes descritores: Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Atividade Física e Atividade Motora. Como critério para delimitar a busca, foram selecionados artigos a partir de 2015 e cerca de 3240 artigos com as referidas temáticas foram encontrados. No segundo momento foi realizada a busca delimitando “ criança com transtorno do espectro autista”, foram rastreados 203 artigos, porém foram selecionados cinco artigos, que preencheram os critérios estabelecidos, que identificavam e salientavam a prática e a importância da atividade física. Os artigos estudados apontam com clareza a importância do acompanhamento do Profissional de Educação Física para a pessoa com TEA, bem como os benefícios da atividade física, tornando possível observar a existência de diversidade de estratégias que apresentaram benefícios para os aspectos motores e sociais desses indivíduos.
Descrição: VITORINO, T. L. de H. M. Transtornos do Espectro Autista: Revisão de Literatura. 2019. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23374
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tarcyla Larryme de Holanda Marinho Vitorino.pdfPDF - Tarcyla Larryme de Holanda Marinho Vitorino277.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.