Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23393
Título: Professores e a discalculia na educação matemática
Autor(es): Oliveira, Gerlândia Marinho de
Palavras-chave: Educação Matemática
Transtorno de aprendizagem
Discalculia
Data do documento: 4-Mar-2020
Resumo: O presente trabalho de pesquisa investigou a perspectiva dos professores em relação à discalculia na Educação Matemática. Desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, primeiramente elaboramos um questionário para professores que ensinam Matemática nos níveis de Ensinos Fundamental I e II e Médio. Sendo eles quatro professores do Ensino Fundamental I do Instituto Educacional Pequeno Cientista e cinco deles professores do Ensino Fundamental II e Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prefeito Willams de Souza Arruda. As perguntas que nortearam nossa pesquisa foram: Estão os professores que ensinam Matemática cientes sobre a questão da discalculia? Se sim, como a entendem e como trabalham com seus alunos discalcúlicos? Se não, como demonstram interesse na discalculia? A partir de nossos resultados podemos afirmar que a discalculia é um transtorno de aprendizagem pouco conhecido pelos professores participantes e pouco divulgado a eles. Esperamos que nossa pesquisa tenha despertado nos professores participantes interesse pelo tema, e que o mesmo seja expandido e muitas pesquisas sejam realizadas. Assim, alunos discalcúlicos terão a oportunidade de um diagnóstico prévio e acompanhamento adequado na aprendizagem matemática.
Descrição: OLIVEIRA, G. M. de. Professores e a discalculia na educação matemática. 2020. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23393
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerlândia Marinho de Oliveira.pdfPDF - Gerlândia Marinho de Oliveira1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.