Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23395
Título: Sisthuma: Um jogo de cartas como ferramenta didático pedagógica para os processos de ensino e aprendizagem de fisiologia humana
Autor(es): Ribeiro, Catarina Pereira
Palavras-chave: Fisiologia humana
Jogo de cartas
Jogo educacional
Ensino de Ciências
Data do documento: 11-Mar-2020
Resumo: Este artigo descreve o processo de construção e balanceamento de um jogo de cartas, educacional complexo, além desta inovação educacional, nos propusemos a desenvolver um instrumento para a avaliação dos objetivos deste jogo, intitulado como sisthuma que apresenta como cenário o corpo humano. É baseado nos preceitos do design research, fundamentado na teoria do construtivismo sendo uma ferramenta didática para o ensino de fisiologia, ensino este que apresenta dificuldades devido a fragmentação dos conteúdos. Com a teoria como base, alia-se a metodologia com a problematização permitindo interligar o cotidiano do estudante com a temática do jogo, na tentativa de tornar a aprendizagem mais eficaz, na medida em que permite a associação do novo conteúdo com conhecimentos prévios. Os preceitos do design research, envolve três fases: i)pesquisa preliminar; ii) fase de prototipagem; iii) fase avaliativa, essa pesquisa foi realizada por alunas da graduação de ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, na disciplina eletiva de Seminários Especiais em Ensino de Biologia I – Construção de jogos educacionais, orientada pela professora Dra. Roberta Smania Marques, tendo como objetivo geral, descrever a construção de uma inovação educacional (jogo educacional complexo-sérios game), com intuito de promover aprendizagem acerca dos sistemas fisiológicos humanos, abrangendo os principais processos fisiológicos e metabólicos que acontecem em nosso corpo, a partir de cartas ilustradas autoexplicativas. Assim, como resultado temos a disposição da comunidade um jogo educacional complexo acerca do tema de fisiologia humana acompanhado de ficha de avaliação de objetivos de aprendizagem. O jogo é fácil de ser produzido, de aplicar e o material é de baixo custo, o que possibilita a utilização por qualquer professor em sua sala de aula. A sugestão é que a fisiologia humana seja trabalhada com o auxílio de situações-problema, nas quais os diferentes sistemas fisiológicos possam ser integrados.
Descrição: RIBEIRO, C. P. Sisthuma: Um jogo de cartas como ferramenta didático pedagógica para os processos de ensino e aprendizagem de fisiologia humana. 2020. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23395
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Catarina Pereira Ribeiro.pdfPDF - Catarina Pereira Ribeiro10.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.