Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Ednalva de-
dc.date.accessioned2013-11-13T19:59:30Z-
dc.date.available2013-11-13T19:59:30Z-
dc.date.issued2013-11-13-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2339-
dc.descriptionSousa, E. de. A prática pedagógica da professora em salas multisseriadas: reflexões da educação no campo em Ribeira, no município de Cabaceiras-PB. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda a Educação no Campo, enfocando a prática pedagógica em salas multisseriadas, tendo como lócus de observação a Escola Estadual de Ensino Fundamental Clóvis Pedrosa, situada no Município de Cabaceiras – PB. O enfoque aborda a realidade socioeducacional da Educação no Campo no contexto das políticas públicas, tendo como base a prática pedagógica multisseriada de uma professora atuante em turmas do 4° e 5° anos da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, articulada a análise documental e bibliográfica que adota o instrumento do questionário para a coleta de informações. Dentre os documentos oficiais analisados estão a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), o Plano Nacional de Educação (2001) e a Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo (1998). O referencial teórico incorpora os estudos de Freire (1996), Tardif (2005), Neto e Santiago (2006), Saviani (2009), Junges (2012). Os resultados indicam que houve alguns investimentos na Educação do Campo, entretanto esses ainda não se mostram suficientes para o avanço do ensino – aprendizagem, uma vez que a existência das salas multisseriadas é uma realidade em grande parte das escolas do campo no Brasil. Nesse sentido, a prática docente requer qualificação significativa que pode ser alcançada com os cursos de formação continuada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Ruralpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.titleA prática pedagógica da professora em salas multisseriadas: reflexões da educação no campo em Ribeira, no município de Cabaceiras-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ednalva de Sousa.pdfEdnalva de Sousa806.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.