Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23407
Título: Parâmetros de atividade antioxidante em uma sobremesa láctea contendo produtos da casca da jabuticaba (Myrciaria cauliflora) e uma cultura nativa de Lactobacillus plantarum
Autor(es): Freitas, Aline Souza de
Palavras-chave: Alimento funcional
Bactérias probióticas
Compostos fenólicos
Jabuticaba
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: A procura por alimentos saudáveis e que tragam beneficios a saúde vem apresentando crescimento no decorrer dos últimos anos. Dentre estes alimentos destacam-se os produtos lácteos, que são um dos principais veículos para a utilização de bactérias probióticas. As sobremesas lácteas apresentam um elevado valor nutritivo podendo ser adicionadas de cepas probióticas e frutas como a jabuticaba (Myrciaria cauliflora). Nativa do Brasil, a jabuticaba possui elevado teor de compostos fenólicos em sua casca segundo dados da literatura, como os flavonoides, que contêm propriedades antioxidantes. O objetivo desse estudo foi avaliar os parâmetros de atividade antioxidante duarante o armazenamento de uma sobremesa láctea adicionada de produtos da casca de jabuticaba (extrato hidroalcólico e calda) e da cepa nativa de Lactobacillus plantarum CNPC 020. Foram realizadas as análises de compostos fenólicos totais, porcentagem de sequestro do radical 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), EC50 (amostra necessária para reduzir em 50% a concentração inicial do radical DPPH na solução 0,1 mM) e capacidade antioxidante total. Observou-se que para a porcentagem de sequestro de DPPH o tempo de armazenamento não interferiu nos valores obtidos, sofrendo apenas influência dos volumes de extratos utilizados, apresentando melhores resultados ao utilizar um volume igual a 0,2 mL. Para a concentração de fenólicos totais o valor mínimo obtido foi de 41,28±5,38 eq AG/100 g e o máximo 50,38±9,42 eq AG/100 g, não apresentando diferença estatística significativa entre os períodos de amostragem (p > 0,05), assim como o verificado para os valores de EC50 e de capacidade antioxidante total. No presente estudo, verificou-se que são necessários entre 295,76±50,32 g e 411,32±129,27 g de sobremesa para capturar 1 g de radicais DPPH. A sobremesa com a adição de dois extratos (aquoso para a obtenção da calda e hidroalcoólico) na base láctea e da cepa Lactobacillus plantarum CNPC 020 mostrou- se uma importante fonte de compostos fenólicos totais e capaz de apresentar atividade antioxidante, demonstrando ser uma alternativa de alimento funcional.
Descrição: FREITAS, A. S. de. Parâmetros de atividade antioxidante em uma sobremesa láctea contendo produtos da casca da jabuticaba (Myrciaria cauliflora) e uma cultura nativa de Lactobacillus plantarum. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23407
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Souza de Freitas.pdfPDF - Aline Souza de Freitas629.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.