Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23416
Título: Caracterização físico-química do leite cru e pasteurizado na agroindústria Coapecal Cariri
Autor(es): Melo, Mayara Larissa Barbosa de
Palavras-chave: Tecnologias dos laticínios
Pasteurização
Instrução normativa
Parâmetros físico-químicos
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as características físico-químicas do leite cru e pasteurizado beneficiado na Agroindústria COAPECAL Cariri, localizada na Fazenda- Bodopitá, Caturité-PB, durante um período de 12 semanas. Foram realizadas as análises dos parâmetros físico-químicos baseados na metodologia do Instituto Adolfo Lutz (2008): densidade, teor de gordura, sólidos totais, sólidos totais não gordurosos, acidez e índice crioscópico, com o propósito de verificar sua conformidade com à Instrução Normativa Nº 76 (2018). A análise do teor de gordura variou entre 3,4 a 4,2 g/100g do leite in natura, enquanto, o pasteurizado apresentou teor de gordura entre 3,0 e 3,2 g/100g. Os resultados para o leite pasteurizado se devem a eficiência na etapa de padronização do leite. Todas as análises realizadas para o leite cru e pasteurizado apresentaram resultados conforme legislação vigente, mostrando o cuidado que tem os produtores com a qualidade do leite que é entregue a indústria, como também, da agroindústria que demostra preocupação com um produto seguro para o consumidor final.
Descrição: MELO, M. L. B. de. Caracterização físico-química do leite cru e pasteurizado na agroindústria Coapecal Cariri. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23416
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Larissa Barbosa de Melo.pdfPDF - Mayara Larissa Barbosa de Melo1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.