Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23442
Título: O jogo Tangram como material lúdico no ensino da Matemática em geometria plana
Autor(es): Pereira, Willams Gomes
Palavras-chave: Jogos matemáticos
Ensino de Geometria
Recurso didático
Tangram
Data do documento: 26-Ago-2019
Resumo: Este trabalho aborda a importância do Jogo Tangram como material lúdico no ensino da Matemática, dando ênfase à Geometria Plana. O objetivo Geral deste trabalho é possibilitar aos alunos do 6º/7º EJA do Ensino Fundamental II, turno noturno a compreender a utilização do Tangram como material pedagógico. Os objetivos específicos são apresentar aspectos históricos acerca do Tangram, expor o jogo do Tangram como material lúdico pedagógico no ensino da matemática, descrever alguns tipos de Tangram identificando suas possibilidades e limites. O jogo é uma ferramenta essencial que pode proporcionar diversas vantagens sobre os materiais tradicionais, visto que propõe a participação ativa do aluno e a materialização de conceitos mais abstratos. As abordagens tradicionais do ensino frequentemente relegam ao patamar da simples memorização e reprodução. Para a constatação e análise dessas características, foi aplicado um jogo na turma 6º/7º EJA Escola Cônego Antônio Galdino, turmas únicas, turno noturno. O jogo do Tangram é desafiador e ajuda a desenvolver a proatividade do aluno, podendo atuar positivamente em diversos fenômenos, como criatividade, socialização, motivação e cognição. Dessa forma, o jogo aumenta o envolvimento do aluno com o conteúdo, sua capacidade de resolver situações problema e, por fim, estimula seu raciocínio lógico e facilita sua aprendizagem.
Descrição: PEREIRA, W. G. O jogo Tangram como material lúdico no ensino da Matemática em geometria plana. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23442
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Willams Gomes Pereira.pdfPDF - Willams Gomes Pereira1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.