Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23463
Título: O esporte adaptado como ferramenta de inclusão na Educação Física escolar: uma revisão integrativa
Autor(es): Silva, Helydriane Marques da
Palavras-chave: Educação Física escolar
Esporte adaptado
Inclusão
Data do documento: 15-Out-2020
Resumo: No âmbito escolar faz-se necessário a busca por conteúdos que possam trabalhar a inclusão de forma eficaz e precisa, o esporte surge então como uma grande ferramenta de inclusão, uma vez que quando aliado à Educação Física Escolar pode ser adaptado as necessidades de todo e qualquer aluno, independentemente de sua condição. O estudo caracteriza-se como artigo de revisão de literatura de tipo integrativa, e tem como objetivo analisar e discutir o Esporte Adaptado como ferramenta de inclusão na Educação física Escolar. Para isto foram identificados 138 estudos primários nos bancos de dados eletrônicos dos periódicos SciElo, LILACS, CAPES e BDTD, porém seguindo aos critérios de inclusão restaram seis artigos para a constituição da amostra. Por fim, após as análises e discussões dos estudos pode-se constatar que o Esporte Adaptado é sim uma forte ferramenta de inclusão na Educação Física Escolar, mas para que a inclusão possa acontecer de forma eficaz, os professores precisam de uma formação profissional adequada, pois as necessidades educativas de todos os alunos devem ser consideradas, e estratégias devem ser criadas a fim de envolver todos os alunos na aula, formando assim alunos mais conscientes e empáticos.
Descrição: SiILVA, Helydriane Marques da. O esporte adaptado como ferramenta de inclusão na Educação Física escolar. 2020. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23463
ISSN: CDD 372.76
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helydriane Marques da Silva.pdfPDF - Helydriane Marques da Silva1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.