Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23466
Título: Saúde mental da pessoa idosa e o papel do profissional de enfermagem
Autor(es): Oliveira Neto, Raimundo Epifânio de
Palavras-chave: Idosos
Saúde mental
Enfermagem
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: Este estudo teve por objetivo discorrer sobre a saúde mental de pessoas idosas e sobre o papel do profissional de enfermagem nesse contexto. Tratou-se de um estudo exploratório e descritiva, do tipo bibliográfico, com abordagem qualitativa. Para tanto, utilizou-se de materiais bibliográficos publicados em bases de dados científicas sobre o assunto. Na revisão teórica do artigo, foram considerados os seguintes tópicos temáticos: a) Reforma Psiquiátrica e o atendimento psicossocial em saúde mental; b) Saúde mental de pessoas idosas; c) Atendimento psicossocial em saúde mental da pessoa idosa e o papel do (a) enfermeiro (a). A partir da literatura, verificou-se que as demandas de saúde mental dos idosos têm aumentado. É neste cenário que se destaca o atendimento psicossocial e papel do profissional de enfermagem nos cuidados em saúde mental, uma vez que este profissional faz parte das equipes da Estratégia Saúde da Família, bem como está presente em diversos serviços de saúde. Conclui-se que a assistência em saúde mental baseada numa perspectiva psicossocial tem como prioridade o desenvolvimento de estratégias de reabilitação que considere os aspectos psíquicos, físicos, sociais, comunitária, cultural, entre outros.
Descrição: OLIVEIRA NETO, Raimundo Epifânio de. Saúde mental da pessoa idosa e o papel do profissional de enfermagem. 2020. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23466
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raimundo Epifânio de Oliveira Neto.pdfPDF - Raimundo Epifânio de Oliveira Neto329.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.