Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2347
Título: Uma análise intersemiótica da personagem Alice: livros de Lewis Carroll vs filme de Tim Burton
Autor(es): Silva Filha, Eri Mesquita da
Palavras-chave: Obras literárias para cinema
Filme
Análise intersemiótica
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: Quando falamos em adaptação fílmica pensamos de imediato que o filme deve ser uma cópia da obra literária fonte, o que não corresponde ao real objetivo de uma adaptação. A partir disso, essa pesquisa bibliográfica pretende investigar as mudanças feitas por Tim Burton no filme Alice no País das Maravilhas (2010), baseado nos livros: Alice no País das Maravilhas (1865) e Alice no País do Espelho (1872) de Lewis Carroll; e através de uma análise intersemiótica mostrar que a essência da história não foi perdida em sua releitura. Este trabalho é relevante, pois visa a contribuir para um entendimento melhor da transposição de grandes obras literárias para o cinema. A presente análise enfoca o comportamento adotado pela personagem Alice tanto nos livros como no filme. Para tanto, utilizamos alguns aspectos teóricos dentre os quais destacamos a tradução intersemiótica na visão de vários autores como Thaïs Flores N. Diniz (2003) e Robert Stam (2006); além de destacar aspectos estilísticos tanto do diretor como do autor. Dessa maneira, essa análise visa a oferecer uma visão positiva sobre a adaptação fílmica, onde concluímos que mesmo que essa implique em mudanças, se a essência for mantida não comprometerá a "originalidade" da obra literária escolhida.
Descrição: Silva Filha, E. M. da. Uma análise intersemiótica da personagem Alice: livros de Lewis Carroll vs filme de Tim Burton. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2347
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eri Mesquita da Silva Filha.pdfEri Mesquita da Silva Filha592.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.