Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23480
Título: A temática ambiental na Base Nacional Comum Curricular
Autor(es): Nascimento, José Rodrigues
Palavras-chave: Educação ambiental
BNCC
Educação para o desenvolvimento sustentável
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: A partir dos anos de 1970, a Educação é reconhecida como a estrutura social capaz de conceber uma nova relação entre a sociedade-natureza e conter o avanço da crise ambiental. Desde então, a Educação Ambiental foi sendo incorporada nos currículos de ensino das instituições brasileiras. Apesar das dificuldades, houve importantes avanços nas políticas públicas e na contribuição acadêmica nesta área, principalmente com a manutenção da simbologia do conceito de educação ambiental, resistindo às mudanças que vinham sendo implementadas nos últimos anos em nível internacional. Em 2017, após um processo conturbado, é aprovado a Base Nacional Comum Curricular – BNCC atendendo a uma antiga demanda do sistema educacional que visava à criação de uma base comum que respeitasse as peculiaridades regionais. Diante da importância do referido documento, esse artigo tem como objetivo analisar a contribuição da BNCC para a temática ambiental. Para isso, realizou-se uma Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) na terceira versão do documento. Verificou-se a ausência da Educação Ambiental no texto, silenciando décadas de discussões e adoção de uma nova perspectiva de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Descrição: NASCIMENTO, José Rodrigues do. A temática ambiental na Base Nacional Comum Curricular. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23480
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF_Termo de depósito.pdf835.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF_José Rodrigues do Nascimento.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.