Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23484
Título: A Conciliação Humanista como fenômeno de fortalecimento da democratização do judiciário brasileiro
Autor(es): Flor, Joseane dos Santos
Palavras-chave: Gestão de conflitos
Acesso à justiça
Direito de paz
Data do documento: 23-Out-2019
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar a conciliação humanista como fenômeno de fortalecimento da democratização no judiciário brasileiro, pautando-se por premissas teóricas que permeiam um diálogo interdisciplinar entre a concepção do conflito na pós-modernidade, a conciliação humanista enquanto instituto metodológico de resolução de conflitos e a sua relação com o processo de democratização do Poder Judiciário brasileiro. Nesse diálogo, recorre-se a uma revisão da literatura existente acerca de temas relevantes para as ciências jurídicas, o mundo acadêmico e para a sociedade pós-moderna que tem a necessidade de uma gestão pacífica de conflitos humanizada eficiente que promova o acesso à justiça e a valorização do ser humano em um ambiente diferenciado. Constatou-se no estudo, ora declinado, que a conciliação humanista relaciona-se com o fortalecimento do judiciário à medida que possibilita a transferência da responsabilidade no poder de decisão do Estado-juiz para o cidadão, que consciente de suas escolhas decidem livremente as controvérsias, conforme suas percepções sobre a contenda e seu senso de justiça, consagrando-se protagonistas da autonomia de suas próprias vontades. Nesse contexto, percebe-se que a conciliação humanista atribui ao ser humano a capacidade de ter voz e ser escutado, mantendo um vínculo com a dignidade da pessoa humana, fundamento da Constituição da República Federativa do Brasil, promovendo a desjudicialização dos conflitos interpessoais de uma forma humanizada, concretizando o direito à paz.
Descrição: FLOR, Joseane dos Santos. A Conciliação Humanista como fenômeno de fortalecimento da democratização do judiciário brasileiro - Universidade Estadual da Paraíba. Campina-Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23484
Aparece nas coleções:I - EMSC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joseane dos Santos Flor.pdfJoseane dos Santos Flor-PDF1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito128.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.