Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23486
Título: Nivelamento matemático: contribuições para a aprendizagem
Autor(es): Sousa, Kayo Vinicio Marinho
Palavras-chave: Método de nivelamento
Nivelamento em matemática
Aprendizagem
Data do documento: 13-Mai-2021
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso é um estudo que tem como objetivo abordar e discutir a importância do método de nivelamento como critério de aprendizado para alunos que estão iniciando a primeira série do ensino médio. É uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como tema abordado “A contribuição do método de nivelamento matemático para a aprendizagem dos alunos das escolas regulares do ensino médio”. A problematização partiu da observação de que muitos alunos concluintes do ensino fundamental II e iniciantes do ensino médio não tem uma ideia clara do que realmente é a Matemática e apresentam dificuldades interpretação e aprendizado dos conteúdos, como também, do significado de suas expressões e aplicações. No primeiro instante foi realizado um levantamento bibliográfico de materiais de apoio como artigos científicos e livros em plataformas digitais como Google Acadêmico, plataforma sucupira e Scielo, de autores como: Lorencini (2013), Luckesi (2005), Pinheiro; Rebouças (2018), Prodanov et, el. (2013), Gil (2009). O estudo foi concluído através de aplicação de questionário de pergunta e resposta de múltipla escolha aplicada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Os resultados alcançados apontaram que grande parte dos estudantes que responderam à pesquisa apresentam algum déficit no aprendizado dos conteúdos de matemática. Por fim, espera-se que essa pesquisa corrobore com o desenvolvimento do método de nivelamento, melhorando o processo de aprendizado dos alunos que estão no período de transição.
Descrição: MONTEIRO, K. V. M. Nivelamento Matemático: contribuições para a Aprendizagem. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23486
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kayo Vinício Marinho Sousa.pdfKayo Vinício Marinho Sousa828.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfTermo de depósito59.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.